Para iniciar a tratar do tema Dimensão de Governança de Ti - Alta Administração, vamos começar conceitualizando e contextualizando o que é Governança de Ti.
Segundo o conceito da RNP*, a Governança de TI está relacionada ao desenvolvimento de um conjunto estruturado de competências e habilidades estratégicas para profissionais de TI, responsáveis pelo planejamento, implantação, controle e monitoramento de programas e projetos de governança, requisito fundamental para as organizações, do ponto de vista de aspectos operacionais e de implicações legais.
É importante não confundir os conceitos de Governança de TI e a Corporativa, como também com a Gestão de TI.
Para o IBGC*, "governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para sua longevidade."
Segundo o Ministro Aroldo Cedraz, “Governança de TI é o conjunto estruturado de políticas, normas, métodos e procedimentos destinados a permitir à alta administração e aos executivos o planejamento, a direção e o controle da utilização atual e futura de tecnologia da informação, de modo a assegurar, a um nível aceitável de risco, eficiente utilização de recursos, apoio aos processos da organização e alinhamento estratégico com objetivos desta última. Seu objetivo, pois, é garantir que o uso da TI agregue valor ao negócio da organização.” (Voto do Ministro Relator – Acórdão 2.308/2010 – Plenário)
Já para o ITGI*, “governança de TI é de responsabilidade dos executivos e da alta direção, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização.”
A partir disso é possível notar que a Governança de TI é focada no observar das práticas de gestão com o uso da TI de uma organização. Ela promove um direcionamento tendo como condutor a alta administração da instituição. A Governança Corporativa se difere por focar na observância da gestão da instituição, para que os gestores sempre possam agir a fim de corrigir desvios de planejamento.
Breve decorreremos mais sobre essas conceituações.
*RNP = Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
*IBGC = Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
*ITGI= Information Technology Governance Institute
Referências:
http://esr.rnp.br/gti
http://portal.tcu.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário