quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Como Elaborar um Plano de Carreira ?


     Um bom Plano de Carreira é aquele que possibilita a programação do tempo necessário para atingir os objetivos, permite ao profissional avaliar seus conhecimentos e habilidades e apresenta os possíveis projetos para desenvolvimento na empresa.

Vamos abordar nessa postagem um exemplo de algumas boas práticas que podem ser seguidas ao elaborar um plano de carreira.


O Plano de Carreira deverá ser feito pensando nas intenções do funcionário e nas necessidades da empresa. Ele deverá funcionar como uma rota, um caminho a ser seguido para se chegar ao tão esperado destino profissional, sendo necessário para isso:

  • Identificar as necessidades e interesses do funcionário e da empresa;
  • Traçar e direcionar seus objetivos;
  • Estabelecer o tempo para alcance dos objetivos;
  • Apresentar as competências necessárias;
  • Executar as etapas;
  • Ter um olhar crítico;
  • Traçar estratégias e obstáculos;
  • Estar de acordo com o mercado de trabalho;
  • Acompanhar e apontar os resultados obtidos.

bom profissional, além do Plano de Carreira, deve procurar sempre melhorar o seu currículo atualizando-se, lendo, participando de palestras, cursos e se relacionando bem com todos no ambiente de trabalho.
O Plano de Carreira por si só, não significa que o profissional vá atingir seus objetivos, pois antes de planejar é necessário saber se a empresa permite essas mudanças hierárquicas de cargo por esse meio ou somente por promoção.
Breve mais será abordado mais um tópico relacionado ao plano de carreira.
fonte: www.guiadacarreira.com.br

quinta-feira, 22 de setembro de 2016


    Continuando a falar sobre plano de carreira, vamos decorrer sobre porque adotar o plano de carreira.

Porque Adotar o Plano de Carreira

    O plano de carreira ajuda entre outras coisas a deixar os funcionários cientes das etapas hierárquicas na corporação, ou seja, eles sabem até onde podem ir e ficam cientes das competências necessárias para chegar lá. O controle do capital humano é aperfeiçoado, porque os cargos são melhores elaborados e as competências também. O plano de carreira contribui para motivação e aumenta a produtividade dos funcionários pois eles sentem-se empolgados a galgar novas etapas e cargos e com os cargos e estrutura bem definida, é diminuída a rotatividade dos funcionários. Um dos principais motivos para que deve ser implantado o plano de carreira é que pode-se unir objetivos dos colaboradores e da empresa, traça-se os cargos junto com a visão estratégica da empresa de forma que o progresso e desenvolvimento dos funcionários ajude e impulsione a empresa a progredir.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

   Como prometido, falaremos de uma ferramenta que irá servir como auxílio para o desenvolvimento do capital humano objetivando atingir um excelência do pessoal de ti que se relaciona com a alta administração na gestão de ti.

Ferramenta: Plano de Carreira

   Iremos abordar o plano de carreira como essa ferramenta de auxilio a implantação e manutenção do pessoal de ti na governança de Ti. Mas o que é plano de carreira ? Segue algumas definições:

  • É um processo que permite às empresas uma melhor gestão de capital humano. Com ele, há maior controle sobre os cargos e salários de todos os colaboradores. Para os profissionais, é uma oportunidade de conseguir ascensão dentro da companhia.
  • É um programa estruturado que estipula o caminho que cada funcionário vai percorrer dentro de uma organização. Ele determina as competências necessárias para cada posição hierárquica e também qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição.
  • É um conjunto de metas e etapas que o fará alcançar um objetivo específico em longo prazo. O Plano de Carreira serve como um direcionamento para o crescimento profissional. Ele permite que o indivíduo alcance cargos maiores e mais estáveis dentro do ambiente de trabalho. A execução do planejamento exige persistência, disciplina e paciência, uma vez que é um processo gradativo que envolve inúmeros obstáculos.é um conjunto de metas e etapas que o fará alcançar um objetivo específico em longo prazo.
Breve mais sobre essa ferramenta...

Fontes:

www.thomascase.com.br

www.administradores.com.br

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

   Dos subtemas apresentados na postagem anterior, o pessoal de Ti se destaca por ter um lado de   promoção do ativo humano dentro da organização. Esse ativo humano, ou seja, as pessoas são de extrema importância para o sucesso de qualquer organização, por esse motivo é visto como essencial essa atenção  ao desenvolvimento dos fatores humanos.

   Segundo o questionário aplicado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com relação ao pessoal da TI, a organização deve prover diretrizes definidas formalmente para garantir o desenvolvimento de competências e a retenção  de gestores e técnicos, bem como ter uma avaliação do desempenho e um incentivo a alcança-lo. É mostrado como importante também diretrizes para escolha dos líderes e ocupantes de cargos de chefia e de assessoramento de TI, diretrizes essas que devem também presar por selecionar destaques que podem ser possíveis líderes de equipe.

   Para o cumprimento dessas diretrizes de promoção desses fatores humanos, algumas ferramentas aparecem como facilitadores. Em próximas postagens abordaremos uma delas. Até lá !




quarta-feira, 7 de setembro de 2016

    A alta administração pode ser subdividida em oito sub-temas que auxiliam no entendimento dessa dimensão importante no contexto da governança de TI. São essas partes:


    • Sistema de Governança Corporativa;
    • Sistema de Governança de TI;
    • Resultados de Ti;
    • Riscos de TI;
    • Pessoal de TI;
    • Transparência da Gestão e uso da TI;
    • Monitoramento da Governança e da Gestão de TI;

    • Capacidade de Auditoria Interna.

Cada um dessas pode ser abordada e estudada de forma particular para um entendimento mais completo das funções da alta administração no conceito de governança de TIC. E é justamente esse contexto que iremos abordar nas próximas postagens!